Qual a relação entre a tecnologia e a ansiedade e depressão? Entenda!

Desde que começou a evoluir numa velocidade mais acelerada, a tecnologia passou a se tornar cada vez mais indispensável para as relações humanas e de trabalho. A facilidade de comunicação é apenas o básico que a tecnologia nos proporciona hoje. É possível conversar com máquinas que têm voz própria e opiniões individuais, o que pode ser assustador em alguns momentos.

Tudo está acessível e à palma da mão. O mundo inteiro está completamente conectado e ligado 24 horas por dia. Todos esses desenvolvimentos e essas evoluções estão fazendo com que a humanidade avance cada dia mais. O que tem preocupado é a elevação concomitante dos problemas psicológicos ligados à ansiedade e depressão.

Estudos revelaram que o vício em tecnologia e vida virtual podem estar diretamente ligado aos distúrbios citados. Algo assustador também é revelado: “gradualmente, o comportamento de vício em smartphone forma conexões neurológicas semelhantes às de viciados em opiáceos, como de pessoas que consomem Oxycotin para aliviar dores”, diz a pesquisa.

A depressão e ansiedade são explicadas pela substituição da vida social de contato físico e pessoal por conversas virtuais. Isso gera um sentimento de solidão e isolamento, que se torna patológico quando assoberbado.

A ideia é diminuir o uso dos aparelhos e preferir o contato social do “mundo real”. Exixte até mesmo aplicativos que podem ajudar nisso, veja:

 

1. Menthal:


Ele calcula o tempo que você passa em uma rede social e o número de vezes que você as acessa. Faz também uma média para te dizer qual você mais está usando. isso pode te fazer refletir sobre o quão ligado ao mundo virtual você está.

2. Focus Lock

Ele bloqueia alguns aplicativos durante certo tempo. Isso faz com que você não os acesse. O tempo que você passava lá, pode aproveitar para socializar e tomar um sol, o que acha?

3. Forest

Ele consiste em você plantar virtualmente uma árvore. Ela cresce cada vez mais à medida que você não usa o seu aparelho. Quanto menos você usá-lo, mais ela cresce e você pode resolver sua vida real.